NOTICIAS

Newsletter

Previsão do tempo

Segunda-feira - Pelotas, RS

Máx
31ºC
Min
23ºC
Parcialmente Nublado

Terça-feira - Pelotas, RS

Máx
31ºC
Min
22ºC
Parcialmente Nublado

Quarta-feira - Pelotas, RS

Máx
24ºC
Min
23ºC
Parcialmente Nublado

Blog

Gaslighting

Gaslighting é o ato ou prática de manipular alguém psicologicamente, distorcendo ou falsificando fatos ou informações em benefício de quem manipula a outra pessoa, que pode ter consequências graves no ambiente de trabalho. Infelizmente, essa prática é mais comum do que imaginamos e pode ser difícil de identificar.
 
O gaslighting no ambiente de trabalho pode se manifestar de diversas formas, como por exemplo, quando um superior questiona a competência de um funcionário de forma constante, mesmo quando ele realiza suas tarefas de forma adequada. Outra forma comum é a negação de feedback positivo ou a atribuição de problemas que não são do funcionário a ele. 
Infelizmente, o gaslighting é uma realidade em muitos ambientes de trabalho. Pode vir de colegas de trabalho, chefes ou até mesmo clientes. Quando as pessoas se sentem ameaçadas ou querem ganhar poder, elas podem recorrer a táticas manipulativas, como gaslighting, para alcançar seus objetivos.
Uma pesquisa mostra que 58% das pessoas já experimentaram gaslighting no trabalho; outro estudo descobriu que enquanto 30% a 50% dos líderes são transformacionais, 8% a 10% são essencialmente tóxicos (improváveis ​​de mudar).
 
Mas um ambiente de trabalho insalubre é ruim para os negócios – como diz o velho ditado, as pessoas não desistem de empregos, elas desistem de chefes. Como empreendedor, vale a pena treinar seus gerentes para identificar e combater o gaslighting para garantir que seus funcionários estejam em condições de prosperar.
 
Algumas maneiras de prevenir o gaslighting incluem:
  •   Ter uma política de tolerância zero para qualquer forma de abuso ou manipulação;
  • Criar um ambiente de trabalho transparente e comunicativo, onde todos os funcionários possam falar livremente sobre suas preocupações e ideias;
  • Fornecer treinamento para gerentes e supervisores sobre como identificar e prevenir o gaslighting no ambiente de trabalho;
  • Encorajar os funcionários a relatar qualquer comportamento suspeito ou abusivo imediatamente.
 
Os efeitos do gaslighting no ambiente de trabalho são extremamente prejudiciais para a saúde mental e emocional dos funcionários, podendo levar a problemas de ansiedade, depressão e estresse.
Por isso, é fundamental que as empresas estejam atentas a essa prática e criem regulamentos internos que estabeleçam medidas preventivas e corretivas para o gaslighting. Além disso, os funcionários devem ser encorajados a relatar qualquer comportamento que possa ser considerado gaslighting e as medidas devem ser adotadas para proteger os funcionários que relatam essas situações.

 
Visitas no site:  562355
© 2025 Todos os direitos reservados - Certificado e desenvolvido pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia
Pressione as teclas CTRL + D para adicionar aos favoritos.